História
O Fórum inaugural do BRICS “Valores Tradicionais” foi realizado em Moscou de 17 a 20 de novembro de 2024. O Fórum foi organizado pela Associação Mundial de Líderes Sociais, Espirituais e Políticos para Valores Tradicionais “True Values”, com o apoio da União do Livro da Rússia. O tema principal do Fórum foi “O fundamento moral como base para uma cooperação internacional bem-sucedida”.
O evento reuniu parlamentares, empresários, personalidades culturais e públicas do Brasil, Índia, China, África do Sul, Etiópia, Egito, República Democrática do Congo, Paquistão, Uganda e Rússia. Os participantes se reuniram em Moscou para identificar valores morais e tradições culturais compartilhados que podem fortalecer o diálogo construtivo e a cooperação entre as nações.

Reconhecendo a importância de um mundo multipolar e diverso, e guiados pelos princípios do intercâmbio intercultural igualitário e respeitoso, os organizadores do Fórum estabeleceram os seguintes objetivos principais:
  • Identificar e estudar valores comuns aos povos dos países do BRICS;
  • Destacar os desafios atuais relacionados ao fortalecimento e à promoção de fundamentos morais compartilhados e incentivar legisladores, personalidades públicas e culturais a colaborar em soluções;
  • Criar plataformas que facilitem o intercâmbio cultural e possibilitem iniciativas conjuntas nas áreas de cooperação humanitária, empreendedorismo e outros campos.

Diversas decisões importantes foram adotadas durante o Fórum:
O estabelecimento da Reunião Permanente do BRICS sobre Literatura e o Prêmio BRICS de Literatura. Essa iniciativa tem o objetivo de conectar as esferas culturais e literárias dos países do BRICS, fortalecer os laços culturais por meio do estudo e da promoção da literatura e apresentar as obras de autores contemporâneos dos Estados membros.
A criação de uma plataforma unificada de voluntários do BRICS, baseada no valor tradicional compartilhado da compaixão. Essa plataforma é apoiada por serviços nacionais on-line baseados em tradições espirituais, como a iniciativa “Voluntários da Paz”, lançada pela Associação Cristã Mundial de Parlamentares.
O lançamento de uma plataforma de negócios que reúne indivíduos que veem o trabalho criativo como uma forma de serviço. Essa plataforma tem como objetivo fornecer exemplos positivos de empreendedorismo, contribuir para uma compreensão mais ampla do papel das empresas na sociedade, pesquisar a ideologia da empresa criativa, construir uma base de conhecimento científico e oferecer suporte educacional e de consultoria para jovens empreendedores.

A transferência da responsabilidade de promover valores tradicionais compartilhados para o Brasil, que assumirá a presidência do BRICS em 2025. Os
representantes do Brasil - incluindo parlamentares e figuras públicas - expressaram seu total apoio a todas as decisões e iniciativas do Fórum e se comprometeram
a promovê-las ainda mais durante a liderança do Brasil.
O Fórum foi concluído com a assinatura de uma Declaração que aborda as questões mais urgentes relacionadas à preservação dos valores morais tradicionais e ao aprimoramento do intercâmbio cultural nessa base. Soluções e iniciativas conjuntas concretas foram adotadas nas principais áreas de foco do Fórum: cultura, cooperação humanitária e empreendedorismo criativo